SABRINA LIMA

Sabrina Lima é uma artista visual luso-carioca que transita entre o vídeo e a fotografia - e entre Portugal e Brasil, como os seus avós, no pós-guerra. Sua paixão é o documentário. Seus projetos estão relacionados aos temas migração e refúgio, identidades e memórias, feminismo e cidades contemporâneas.

 

É licenciada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, estudou fotografia, cinema e documentário interativo em Barcelona e tem uma formação em Etnografia Urbana na Universidade do Porto.

 

No Brasil, desenvolveu o projeto Cine Social (oficinas de documentário em escolas públicas) e uma oficina de fotografia com refugiados, em parceria com a ONG Cáritas e com o ACNUR. Com esses projetos, foi duas vezes contemplada no Edital de Intercâmbio do Ministério da Cultura do Brasil. Como bolsista, fez uma pesquisa sobre cinema e educação em Barcelona, além dos cursos. 

Em Portugal, seu projeto fotográfico Identidades do Porto foi premiado no Programa de Arte Urbana da Câmara Municipal para compor um mural coletivo durante um ano. Já colaborou com o jornal Expresso. 

Paralelamente aos seus projetos autorais, desde 2011 colabora como editora, roteirista, pesquisadora e assistente de direção em diversos programas de TV e documentários (doc Parir é Natural - direção de Silvio Tendler e coprodução da Fiocruz; série documental Brasil Místico - direção de Silvio Tendler, canal +Globosat; Espelho - direção de Lázaro Ramos, Canal Brasil; Almanaque Musical com Marisa Orth - Canal Brasil; Além da Conta - canal GNT; entre outros).

© 2020 by Sabrina Lima